Nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2024, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, realiza-se o XIII Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais – FNSTFPS, subordinado ao tema “ORGANIZAR, UNIR, LUTAR – Melhores salários e mais direitos, Funções sociais do Estado ao serviço das populações”.
O XIII Congresso da FNSTFPS decorre 50 anos depois do 25 de Abril de 1974, data a que os trabalhadores da Administração Pública e do Sector Social estão indissociavelmente ligados. Libertados do jugo do aparelho de Estado fascista, os trabalhadores lutaram para verem consagrados direitos individuais e colectivos elementares e por uma Administração Pública ao serviço do Povo, como instrumento de funções sociais da maior importância para o bem estar das populações e o desenvolvimento do País – Saúde, Educação e Segurança Social.
Na comemoração dos 50 anos de Abril, o quadro que se apresenta para os trabalhadores da Administração Pública e do Sector Social, é o de agravamento das suas condições de vida e de trabalho, fruto da persistente política de direita, dos sucessivos governos do PS, PSD com ou sem CDS, apoiados nos anos mais recentes pela IL e o Chega. Política de favorecimento do grande capital, obedecendo aos ditâmes da União Europeia, do Tratado Orçamental, da Governação Económica e do Euro.
Os mais de duzentos delegados que irão participar no XIII Congresso da FNSTFPS, farão a análise à actividade da Federação e dos seus órgãos nos últimos quatro anos; o diagnóstico da situação política, social e laboral do período que mediou entre os dois Congressos; determinarão as linhas fundamentais da acção reivindicativa geral e sectorial a curto, médio e longo prazo; e elegerão a nova Direcção Nacional da Federação para o mandato de quatro anos.